Criar uma Loja Virtual Grátis
Amigos da Tenda
Amigos da Tenda

 A VISÃO DE UM YAO

 

É impressionante quando você se encontra do lado de cá, como as coisas mudam... Eu confesso que quando eu era apenas uma visitante de um terreiro de Candomble eu via tudo de uma forma tão chata... e ainda me arrisco a assumir que por mutas vezes cheguei a falar que aquilo tudo não passava de um "teatro", de um monte de pessoas querendo se aparecer...

O tempo passou e bastou uma afirmação: Seu Orixa esta pedidndo a feitura..., pra tudo mudar e minha opinião ser outra. Qual?Não me pergunt, porque até agora estou sem ação, posso dizer que estou em choque com tamanha beleza e energia que de repente passaram a tomar conta da minha vida e dos meus pensamentos.

Desde o dia do primeiro jogo de Búzios, onde se confirmou o pedido do Orixá, que eu não sei o que é dormir de tanta ansiedade.

Quantas perguntas, dúvidas... Como seria? O que vai acontecer comigo? E seu eu me arrepender?

O tempo não passa, a hora trava e os dias parece que são infinitos

Até que a data é marcada e ai sim você parece que vai enloquecer

Enfim chegou o dia de recolheer... Cada minuto dentro do Sabagi (lugar onde fica o Yao) parese ser fundamental na sua vida, ou melhor dizendo, na sua nova vida... e realmente é fundamental.

A cada ato você tem a plena certeza de que sua escolha foi a melhor coisa que fez em sua vida.

A atenção e o carinho que você recebe dos irmãos mais velhosé algo que não se explica com palavras.

E quando você é apresentado ao seu Orixá pela primeira vez pelo seu Babalorixa e Yalorixa... ai sim as pernas tremem e um flash de toda sua vida passa em fração de segundos. Um momento simplesmente mágico que em palavras nem mesmo o maior poeta ou escritor de todos os tempos conseguiriam expressar.

É nesse momento que você realmente morreu e nasceu ou melhor renasceu... com uma nova mente e uma oportunidade de ser um ser humano melhor, muito melhor.

Dia 14 de Março de 2015, o dia do meu renacimento. Dia que Yemanja abriu os braços e disse: "Vem minha filha, me de sua mão porque de agora em diante, seremos só eu e você".

By Stella Ladeira

********************************************************************************

 TRADIÇÃO IORUBA

 

 

A tradição iorubas é , entre as culturas africanas importadas durante o tráfico negreiro , a que os brasileiros melhor compreendem ou , em muitos casos , a única que parecem considerar relevante.

Pierre Verger explica que tal predominância deve-se provavelmente ao fato de que este fora o último povo africano a chegar em massa no Brasil a partir do final do século XVII , mas principalmente após 1830 , quando a cidade - estado de Oyo fora destruída pelos exércitos muçulmanos dos fulanis.Trouxeram consigo uma elite de nobres sacerdotes , principes e chefes de Estado dispersos em meio à multidão de gente do povo.Na visão de Gisele Cossard , os Iorubas ter-se -iam organizado para escapar à escravidão , promovendo assim a expansão de uma casta de negros livres que já existiria anteriormente em menor escala.Apesar de ignorada pelos livros escolares e anais da história oficial , essa classe média de negros e mestiços foi muito atuante.Desenvolveu-se cobretudo em Salvador e por ocasião dos fluxos migratórios em direção ao sudeste do País ( principalmente após a abolição ),veio a exercer poderosa influência sobre numerosas populações afro-brasileiras que viviam em situação sócio-econômica muito inferior , em outras cidades brasileiras.Um bom exemplo disso é a força da colônia baiana que se instalou no centro do Rio de Janeiro no final do século passado , onde viveu a legendária Tia Ciata.

Informações históricas sobre antigas cidades-estado de Ifé e Oyo , que mais tarde seriam consideradas como partes do reino Ioruba , estão sendo processadas a partir de escavações.Leo Frobenius encontrou na atual cidade Iorubana de Ile-Ifé , entre os anos 1910-1911 , esculturas em metal e terracota que teriam sido construidas durante os séculos X e XI .

 

 

Essas esculturas , conhecidas como " cabeça de Ifé ",trouxeram novos dados sobre a vida e a arte Iorubas :contrariando tudo que era até então concebido como arte tipicamente africana , as esculturas possuiam dimensões naturalistas , sendo confeccionadas com uma liga metálica que combina bronze , chumbo e cobre.Talvez por considerá-las elaboradas demais para serem totalmente africanas , Frobenius supôs terem elas alguma conexão com a arte grega , hipótese hoje descartada . Submetendo-se essas vinte cabeças esculpidas à análise de carbono 14 , foi possível determinar o apogeu da civilização que floresceu em Ifé entre  os séculos XII e XIV , muito embora haja indicios de que ,desde o final do primeiro milênio , os iorubas já trocassem manufaturas com os árabes ao norte de seu país.

Já Oyo vivera seu periodo de expansão a partir do seculo XIV , chegando a subjugar os povos vizinhos do antigo reino do Daomè , tendo-se mantido livre da presença européia até o começo do seculo XIX , quando esta foi arrassada e autonomia ioruba desmantelada .Só então os negros dessa etnia foram maciçamente incluidos entre os escravos de guerra.

Quando os europeus entraram pela primeira vez  nas principais cidades iorubas admiraram-se não só com o seu nivel de urbanização , mas com a beleza de sua arquitetura e estatuárias sagradas , Cada cidade era organizada em torno do culto a uma divindade específica , a qual muitas vezes relacionava-se intimamente com algum poder ou força da natureza , bem como com o passado mítico das dinastias reais , como no caso de Xangô , Oranian e Ogum . No momento da invasão européia , contatou-se que aquele povo já há muito desenvolvia a metalurgica e produzia sofísticadas manufaturas.

A sobrevivência da tradição ioruba no Brasil também exigiu de seus líderes e seguidores a elaboração de estratégias sincréticas de convivência com a religião oficial . Só que , neste caso , o sicretismo não foi tão aprofundado quanto o fora pelos kongoleses , funcionando mais como disfarce que lhes permitia uma relativa liberdade de ação , no tocante à realizaão de seus rituais . Esse mecanismo de disfarce fora anteriormente empregado pelos negros gêges , procedente do antigo Daomé ( atual Benin ) os quais , segundo alguns estudiosos , além de antecederem a presença iorubas no Brasil , também teriam sido pioneiros em diversos atos de grande importância histórica para a diáspora africana em nosso pais , incluindo a fundação de casas de candoblé na Bahia.

Confrarias e irmandades de pretos foram instituições sob cuja " proteção " teriam sido organizados os primeiros candomblés baianos . Mas nos terreiros gêges -nagô , enquanto imagens de santos católicos aparecem em partes mais externas do templo , todos os fiéis sabem que o assentamento da energia está mesmo é  nas pedras sagradas , que se encontram veladas sob os panos e plantas dos altares , escondidos da curiosidade e do preconceito de olhares alheios.

Ainda que os povos de Congo e do Daomé tenham chagado ao Brasil antes dos iorubas , a enorme influência desse último grupo em nosso dia-a dia culturalmente demonstra que , de um modo ou de outro , a liderança ioruba foi aceita e reforçada pelas demais etnias afro brasileiras. Ao nosso ver , um dos fatores que contribuíram bastante para isso foi a conservação do idioma ioruba - pois é uma língua que se encontra codificada grande parte das informações que constituem a indentidade cultural e religiosa de um povo , e os demais indiomas africanos presentes no Brasil já se teriam fragmentado com o tempo.

O domínio dos iorubas njo contexto afro-brasileiro deveu-se também ao emprego de uma sábia diplomacia que pode ser observada na organização multicultural dos terreiros . Além de agruparem num único templo divindades antes cultuadas separadamente em diferentes regiões da atual Nigéria , os iorubas incorporaram ao seu panteão Naña - Obaluaiê -Oxumarê , a tríade de deuses adorados pelos seus ex-arquiinimigos daomeanos , reservando também um discreto espaço para entidades de ascendência Congo-ameríndia ; caboclos ,pretos-velhos e exus ,no mais das vezes agrupados sob o nome genérico de Eguns (espiritos dos mortos).Entretanto  , o idioma africano ensinado e preticado nos terreiros de filiação mais tradicional é o ioruba arcaico , que impressiona pela " pureza " até mesmo os Nigérianos de hoje .A hierarquia interna das casas de candomblé e a linha de sucessão por conanguinidade são bastante rígidas , mas ao mesmo tempo , observamos que entre os sacerdotes , fiéis e frequentadores do candomblé há pessoas de todas as etnias e classes sociais brasileiras . Isso nos leva a crer que , na verdade , a grande diplomacia ioruba foi a de saber combinar uma estrutura altamente tradicionalista e conservadora a uma base social verdadeiramente inter-étnica e multicultural.

Com êxito inegável , os iorubas conseguiram fazer de seus orixás as divindades africanas mais conhecidas no brasil .Ste deles ( Xangô , Iemanjá , Oxossi ,Oxum ,Ogum, Iansã e Ibejí )foram incorporados pela umbanda como líderes das sete categorias básicas (falanges)de espiritos concebidas por esta religião .Oxala , sincretizado com Jesus ,é adorado como a entidade mais elevada , numa escala ascendente de evolução espiritual.

A cosmogonia ioruba compreende uma divisão Básica entre céu (Orum/sol/mundo divino) e terra(Aye/mundo dos vivcos) Seu deus supremo Olorum (o senhor do céu )está no mundo de cima.

Com efeito , a altivez e o orgulho próprio dos iorubas , bem como seu talento para promoção social de seus valores culturais e religiosos , fizeram dete grupo um exemplo positivo a ser seguido por toda uma multidão de descendentes de africanos.

 

 

 

 

 By Édsom Cämpus

**************************************************************************************************************************************************************************************

 

  

 

 

 

ORIXÁS REGENTES EM 2015

 

O ano de 2015 chega em uma quinta-feira , proclamando a regência da linha dos caboclos , a linha das matas na umbanda , cujo comandante é Oxossi também chamado por Ode-o caçador patrono e rei de Ketu no culto Afro Brasileiro . Ode não comandará sozinho o ano de 2015 , também haverá a influencia de Oxum e Oxaguiã.

Isto indica que deverá ter muita fartura nos campos , nas mesas ,assim como muita prosperidade no campo profissional , porém não devemos esquece que isto também indica para alcançar as benevolências da energia deste orixá a palavra esforço , não poderá em nenhum momento ser esquecida.Odé traz o conceito de aperfeiçoamento espiritual ,pessoal e profissional , portanto ; Odé faz pouco recurso virar fartura , pois age sempre com inteligência e reflexão nas atitudes , promovendo a prosperidade.

Ode é o caçador que age para não ser imprudente em suas investidas , (quem muito barulho faz espanta a caça , aperfeiçoar o modo de agir deve servir de exemplo )

A regência do odum de Oxaguiã fala sobre a caute-la em todos os setores amor , família , dirigir automoveis este orixá possui as duas vertentes paz e guerra , então ação gera reação procure ter amanar a vertente da paz .Mas esta combinação dos regentes do ano de 2015 trará beneficio aos estudantes.

Uma pequena observação ; Oxossi ou Odé corresponde a orixá , tem como um símbolo a caça então carrega um ofa (arco e flecha) mas não deve ser confundido com caboclo , pois caboclo é uma entidade., sua cor na umbanda ou nação de Angola (culto Afro-Brasileiro ) é verde , já na nação de ketu ( culto Afro-Brasileiro ) predomina o azul celeste .

Saudação ; Oke Arô ; traduzindo do yoruba significa Oke ( monte ) Arô ('titulo honroso dado aos caçadores") salve o grande caçador.

 

 

 

 

By èdsom Cämpus

 

********************************************************************************************************************************************************************************************************************

 

 

 

 

 

 

 

 

 E SEUS ELEMENTOS NATURAIS

 

 

Deuses do povo yoruba,introduzidos no Brasil através da época da escravidão e conseguiram resistir ao tempo mantendo viva a cultura africano no Brasil. Cada orixá representa uma força da natureza,pois sem a natureza não há possibilidade de vida.Eles são cantados apresentados e sincretizados para Santos da igreja católica porém ha energia de cada um manteve-se. 

Oxala - senhor da energia etérica - orvalho da manhã

Yemanjá - energia da água salgada, senhora mãe de todas as cabeças

Oxum -  energia da água doce , deusa da vaidade

ogum - energia do ferro , senhor da guerra

oxumarê - energia dos ciclos da vida ,senhor da transformação

Yansã - energia do ar , rainha da tempestade.

Xangô - energia do mineral ,Senhor da justiça

Oba -  energia das águas revoltas.

Oxóssi - energia da fauna senhor da caça e prosperidade (odé)

Ossain - energia da flora ,senhor dos segredos de todas as ervas

Omolu/Obaluaye - energia da terra ,senhor das almas e da cura 

Nanã de Buroquê - energia das águas paradas ,dona da vida e da morte

Ibeji - energia da espiritualidade (infantil) inocencia

Yewá - energia das fontes 

Logun edê  - energia da beira do rio junto das matas.

 

 

 

 

By Édsom Cämpus

 

**************************************************************************************************************************************************************

 

 

 

ENCERRAMENTO DO ANO DE 2014

 

 

 

 

Sábado dia 06 de Dezembro ,encerramos os nossos trabalhos de consultas

 

Sentindo-nos sastifeitos por têrmos realizado mais de 3,000 atendimentos

 

Porém revigorar as energias se fazem necessário para a nova etapa em nossas vidas.

 

Aos membros, consulêntes , simpátizantes e amigos da Tenda de Umbanda de Ogum Iara

 

O NOSSO MUITO OBRIGADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MEDIUNIDADE

 

 

 

É uma força que quando no ser implode não pergunta ao ser se ele crêr ou se ele quer,ou se pode.

É a capacidade de captar ondas eletro magnéticas carreadora de informações,províndas da espiritualidade.

Este tema esta sendo estudado pelo doutor Sergio Felipe de Oliveira ,pelo seus estudos ate o momento responde que tudo vem do cerebro mais precisamente da glandula chamada de Apnel localizando prorximo da altura dos olhos que é um orgão sensorial.

Recem descobertas os cristais de Apatitas são os responsáveis por ondas eletro magneticas e que quanto mais cristais encontrados no cerebro maior a capacidade telepática 

 

 

 

 

 

By Èdsom Cämpus

 

 

Uma pequena observação aos leigos ; medíum não é bidu e nem tão pouco adivinho não fica exercendo suas atividades medíunicas 24 horas por dia ,existe local especifico para realiza-los com perfeição e boa conduta  é indicado para assuntos que sejam em pro à auxiliar outro ser Humano,não devemos conduzi-los para práticas futel.

Ou até mesmo acabarem tornando artistas ,onde determinados dons não são escolhidos são impostos pela lei divina,Desta forma não há como ser diferente de nem outro ser humano voce terás uma vida comum como qualquer pessoa,isto não lhe faz melhor ou pior de nenhum filho de Deus na qual são seus irmão.

O medico mesmo sabendo de suas necessidade de saude e sabendo como realizar não faz sua própria cirurgia,ele depende de um outro profissional para tal.

É a regra do mundo todos precisam de todos para tentarem se tornarem melhor.

 

By Édsom Cämpus

 

 

 

 

 

 

********************************************************************************************************************************************************************************************************************

 

 

 

 

 

Amigos da Tenda...

...um cantinho onde se pratica o amor e a caridade.

 

Fundada em 1990 por Mãe Elenita, a casa vem atendendo centenas de pessoas, trazendo um pouquinho de paz aos corações de cada uma.

Os atendimentos espirituais são realizados aos sabados e cerca de 150 pessoas são atendidas com muito carinho.

Hoje a Tenda esta em um processo de reforma, para que se possa dar um pouco mais de conforto aos nossos consulentes. Por isso foi criado o projeto AMIGOS DA TENDA, onde não somente os membros da casa, mas amigos, simpatizantes da religião, também ajudam com doações para que nosso projeto de reforma seja um grande succeso.

Ficou curioso pra conhecer nosso cantinho, ou melhor, nossa Tenda? Não se acanhe e seja muito bem vindo.

 

Endereço: Rua Antonio Olimpo - Vila União

São Paulo / SP

Fone: (11) 2280 7965

e-mail: amigosdatenda@hotmail.com